Serviçosvoltar
LAUDOS
LTCAT - NR 15 LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO NR15
O LTCAT é um laudo elaborado a partir de um levantamento dos riscos ambientais (no local de trabalho) mediante uma visita realizada por Engenheiro ou Médico do Trabalho que vistoriam e determinam os riscos existentes.
A partir de 29 de abril de 1995, data da publicação da Lei nº 9.032, a caracterização de atividade como especial depende de comprovação do tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos em atividade com efetiva exposição agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, observada a carência exigida.
LAUDO ERGONOMICO – NR 17.
Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.
PROGRAMAS
PPRA- NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Visa a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores através, da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseguintemente controle da ocorrência de risco ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração até a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
PCMSO- NR7 – PROGRAMA DE CONTROLE MEDICO E SAUDE OCUPACIONAL
Objetiva promover e manter o mais alto grau de bem estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as suas ocupações, proporcionando melhores condições de saúde, por meio da prevenção das doenças e da promoção e recuperação da saúde, contribuindo assim para a melhor qualidade de vida e para o aumento da produtividade.
O documento base do PCMSO deve ser atualizado a cada período de 12 meses a partir da implantação do programa, ainda que na ausência de alterações nos processos, ambientes e riscos ocupacionais. É um procedimento que evidencia a atenção e acompanhamento do Médico do Trabalho às questões de saúde da empresa.
PPR- PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATORIA
Programa de Proteção Respiratória (PPR), conforme Instrução Normativa da Portaria 3214/78 do MTE.
O programa de proteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário está saudável hoje e que continuará no futuro também.
É obrigatório para as empresas em que temos trabalhadores em ambientes com material em suspensão (aerodispersóides) e considerados prejudiciais à saúde.
PCA- NR 9 – PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA
Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.PCMAT- programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria de construção civil – NR18
O PCMAT é um conjunto de ações, relativas à segurança e saúde do trabalho, ordenadamente dispostas, visando à preservação da saúde e da integridade física de todos os trabalhadores de um canteiro de obras, incluindo-se terceiros e o meio ambiente.O PCMAT é um elenco de providências à serem executadas em função do cronograma da obra.
PPP
O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
Tendo sua elaboração obrigatória a partir de 01.01.2004 (data fixada pela IN INSS/DC 96/2003) o PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.
EXAMES
EXAMES OCUPACIONAIS
Admissional / demissional /periódicos /mudança de função / retorno ao trabalho
Todo trabalhador regido pela CLT, sendo facultativo ao empregado doméstico, deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente no curso do vínculo empregatício. Os custos dos exames é de responsabilidade do empregador.A finalidade dos exames ocupacionais para o empregador é a redução do absenteísmo motivado por doenças, a redução de acidentes potencialmente graves, a garantia de empregados mais adequados à função com melhor desempenho, além de evitar as implicações legais pela falta de atendimento à sua obrigatoriedade.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL.
ELETROCARDIOGRAMA
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados em um pedaço de papel.
Cada batida do seu coração acontece por conta de um impulso elétrico naturalmente gerado por células especiais do seu coração. O eletrocardiograma registra esses impulsos elétricos e mostra se o ritmo e intensidade destes estão dentro do normal.
Geralmente, um ECG é pedido se houver suspeita de uma doença cardíaca ou como parte de um exame físico de rotina para a maioria das pessoas de meia-idade e mais velhas, em medico do trabalho poderá servir para avaliação de liberação de trabalho em atividades de risco, como por exemplo trabalho em altura.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL
ELETROENCEFALOGRAMA
O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.
O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.
Em medicina do trabalho o exame poderá servir para avaliação de atividades expostas a riscos como trabalho em altura NR35 , movimentação de materiais NR11 a critério do medico coordenador de PCMSO.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL
ESPIROMETRIA
A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.
É um exame em que se avaliam os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.
Tem o objetivo em medicina do trabalho de verificar a capacidade pulmonar para liberação de atividades de exposição a riscos como trabalho em espaço confinado, ou uso de respiradores segundo normativa da funda Centro, pode ser um alerta como controle biológico em colaboradores expostos.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL
AUDIOMETRIA
A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas conseqüências legais para a empresa.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL
RAIO X
A VALIDADE DO RAIO X DE TÓRAX É ESTIPULADO PELO PCMSO
A legislação relacionada ao Raio X de Tórax desde 1994, foi determinado pela legislação trabalhista brasileira (NR7 de 12/94) que os trabalhadores de qualquer empresa, com qualquer número de funcionários, que tenham exposição a poeiras, façam Raio X de Tórax na admissão, na mudança de função e em diversos intervalos pré-determinados.
A excelência do Raio X de Tórax é a descoberta precoce de alteração no exame que pode levar à mudança de cargo ou até mesmo afastamento e previne uma maior exposição ao agente.
PODEMOS REALIZAR NA UNIDADE FIXA OU IR ATÉ A EMPRESA COM UNIDADE MOVEL
EXAMES LABORATORIAIS
Exames de amostras de sangue , urina e fezes , ou outros materiais humanos que estão descritos em PCMSO , ou são solicitados pelo medico coordenador de PCMSO , para prevenção e promoção de saúde do trabalhador que permite o acompanhamento detecção precoce de doenças relacionadas ao trabalho , e de acordo com a exposição de riscos.